Autores

MARCOS CIRANO

Marcos Cirano Sampaio Veras nasceu em São José do Egito, sertão de Pernambuco, em 1952. É jornalista diplomado pela Universidade Católica de Pernambuco, em 1977. Como repórter, trabalhou no Jornal da Cidade do Recife, no Jornal do Commercio e em O Globo. Foi correspondente em Pernambuco dos semanários Opinião e Movimento; editor, em Pernambuco, do 1900 - Semanário Nacional; editor-chefe de Jornalismo da TV Pernambuco; free-lancer do semanário carioca Pasquim e das revistas IstoÉ e Veja, além de secretário de Redação do Diario de Pernambuco.

Recebeu o prêmio Esso de Jornalismo Regional Nordeste, em 1978. É autor, entre outros, dos livros Artistas e Festas Populares, Os Caminhos de Dom Helder - Perseguições e Censura, O Escândalo da Mandioca e a Morte do Procurador; Arte Popular e Dominação – O Caso de Pernambuco 1961/77; e São José do Egito: 100 Anos de História.

Marcos Cirano foi um dos fundadores da Editora Alternativa que, na década de 1970, editou e distribuiu, em Pernambuco, livros e periódicos ligados à luta pela liberdade de expressão ameaçada pela ditadura militar brasileira de 1964. Como jornalista, foi, ainda, repórter do Jornal do Brasil no Recife (1989), chefe de reportagem da TV Globo Nordeste (Recife, 1990), chefe de reportagem do jornal Folha de Pernambuco (1989) e diretor-chefe do Campo Livre, premiado programa rural apresentado pela TV Pernambuco, do Recife, entre 1989/1991. Criador e jornalista responsável pelo Pernambuco de A/Z, site organizado no Recife e disponibilizado na Internet a partir de agosto de 2001.

MARCOS CIRANO.

Títulos

PORTO DO RENASCIMENTO
Conheça outros autores