Novidades

Poesia reúne os mitos, gêneros e preconceitos através dos cabelos.

28/06/2019

.

Vencedora do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura 2018 na categoria Poesia, a jornalista e poeta Stephanie Borges, em seu livro de estreia Talvez precisemos de um nome para isso, dedicou-se a escrever poemas que traçam uma biografia dos cabelos cacheados e crespos, em uma narrativa íntima, cheia de ideias e sentimentos baseados nas experiências de mulheres negras. A obra será lançada nesta sexta-feira (28), às 19h, na livraria Travessa do Rio de Janeiro (Botafogo). 


 Os questionamentos, pensamentos e opiniões acerca do cabelo crespo ou cacheado, atualmente é pauta de muitas discussões e questões sociais, históricas e políticas. Na obra de Stephanie o fio condutor da sua escrita é o imaginário estético da sociedade como forma de opressão à mulher negra. Sua escrita conta com provocações ao leitor para que pense sobre a linguagem, imagens e nomes a que as mulheres negras querem ser associadas. Para escrever a obra, a autora precisou pesquisar sobre a estrutura do fio do cabelo e percebeu que ele permite articular diversas questões; com isso, escreveu um texto em tom crítico e irônico que também conduz os leitores à reflexão a respeito dos tipos de cabelos que envolvem a temática feminina.


Você pode adquirir Talvez precisemos de um nome para isso, através da nossa loja online ou em qualquer loja física da Companhia Editora de Pernambuco.