Novidades

CEPE LANÇARÁ REEDIÇÃO DO CLÁSSICO DE GASPAR BARLÉU

10/05/2018

.

A Cepe Editora, lançará uma reedição inovadora do clássico de Gaspar Barléu, além de ser traduzido a partir do Latim, o livro contará com prefácio, notas críticas da professora Blanche T. van Berckel-Ebeling e ilustrações originais da época, que facilitarão o acesso a esse significativo período histórico de Pernambuco. 
História dos feitos praticados durante oito anos no Brasil, lançado em 1647, do Teólogo, Humanista, Poeta e Historiador, Caspar Van Baerle, conhecido no Brasil como Gaspar Barléu, narra como ocorreu as invasões holandesas no Recife, influenciadas pelos feitos do Conde João Maurício de Nassau. Nascido em 1604, na Alemanha, Nassau destacou-se em várias campanhas militares,  em 1637 foi enviado ao Brasil pela Companhia das Índias Ocidentais, para governar as terras dominadas pelos holandeses. Seu governo durou sete anos, transformando a capital, Recife, em um polo de artes e melhoramentos urbanísticos.


A edição de Barléus, rendeu diversas traduções, como a de Claúdio Brandão que séculos depois do escrito original, em 1980, publica uma das traduções mais famosas do livro, assinalando o ano do tricentenário do falecimento de João Maurício de Nassau, com edição da Companhia Editora de Pernambuco. Outra tradução relevante foi lançada em 2011, a partir do latim, pela professora Blanche T. van Berckel-Ebeling da Universidade da Flórida, edição que contribuirá para a reedição lançada pela Cepe Editora. 


Com essa série de reedições históricas, mais um livro será republicado pela editora neste ano; Diálogos das Grandezas do Brasil. Iniciando assim um ciclo de publicações relevantes para todo contexto histórico, social e cultural, facilitando o acesso às leituras indispensáveis para facilitar o entendimento de toda nossa história.


Para saber mais sobre as transformações holandesas no Brasil: A arte e Arquitetura no Brasil Holandês (1624-1654) Roberto José Teixeira Leite.


http://editora.cepe.com.br/livro/arte-e-arquitetura-no-brasil-holandes--1624-1654-