Novidades

Cepe reúne Hermilo Borba Filho e Osman Lins em lançamentos especiais

23/09/2019

.

 A Cepe Editora, com o compromisso de preservar e ampliar a cultura, reúne nesta quinta-feira (26), três lançamentos especiais: Agá, de Hermilo Borba Filho, Casos Especiais de Osman Lins e Osman e Hermilo - Correspondência. O lançamento ocorre no Museu do Estado de Pernambuco a partir das 19h. No evento haverá um bate-papo para discutir a relação entre as obras e a troca de correspondência entre os dois escritores. Participarão dessa conversa o editor da Cepe, Wellington de Melo; o jornalista e pesquisador da obra de Osman, Adriano Portela; e o professor Anco Márcio.    


Agá - Hermilo Borba Filho 


Confessional, grotesco e delirante, Agá explora variados gêneros, incluindo a linguagem dos HQs para construir uma história com uma dezena de personagens cujo nome é o mesmo “Agá”, que vivenciam episódios diferentes e quase simultâneas em toda história. Apesar das várias situações, a narrativa também consegue se ligar pois todos os personagens vivem em um estado dominado por um poder autoritário e opressor. A obra consegue explorar diversos olhares sobre as ditaduras, especialmente a que assolou o Brasil, em 1964, período em que o livro foi publicado; com isso, Agá reflete sobre a condição humana diante da brutalidade. A nova edição, a versão vermelha lançada pela Cepe, ainda conta com um capítulo inédito suprimido da versão cor-de-rosa de 1974, além de um ensaio crítico de Luiz Roberto Leite. 


Os casos especiais - Osman Lins 


Três roteiros do escritor pernambucano Osman Lins, são reunidos neste livro. Um dos mais rígidos críticos da indústria cultural brasileira, quis se aventurar a escrever roteiros e mostrar que poderia revolucionar a televisão, levando às telas um produto de qualidade, diferente dos formatos enlatados da época. A Cepe Editora, reuniu essas narrativas e lança a obra exibida em episódios pela Rede Globo no ano de 1970, intitulada Casos Especiais. 


Osman e Hermilo - Correspondência


199 cartas escritas entre 1965 e 1976, são reunidas nesta obra. Nascidas da necessidade de comunicação entre dois amigos e grandes escritores pernambucanos da literatura brasileira do século XX, Hermilo Borba Filho e Osman Lins, as cartas foram reunidas pelo professor Anco Márcio Tenório após uma pesquisa minuciosa por arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro, e no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), da Universidade de São Paulo (USP). Com 380 páginas, o livro contextualiza o período histórico e revela as afinidades e discordâncias entre os escritores. Transcritas de maneira cronológica, as cartas, manuscritas ou datilografadas, trazem relevantes e vastas notas de rodapé que revelam personagens importantes do período. Mostram também como Hermilo e Osman foram afetados pela ditadura civil-militar implantada em 1964 e, por extensão, pela censura que recaía sobre as suas obras. 


Adquira seus exemplares através do nosso site ou em qualquer loja física da Companhia Editora de Pernambuco, localizadas em três pontos importantes do Estado: Na sede da Cepe, em Santo Amaro, na nossa loja dentro do Museu Cais do Sertão e na livraria da Cepe no mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda.