Cepe
menu

Novidades

SAEM VENCEDORES DO PRÊMIO CEPE DE LITERATURA

12/01/2018

Cepe Editora.

A Companhia Editora de Pernambuco anuncia os vencedores da terceira edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura: na categoria ROMANCE, Paulo Schmidt, de São Paulo, com a obra Anjo negro: a história secreta de GV; em CONTO, o biólogo pernambucano Ricardo Braga, com A flor lilás e outros contos; Renata Penzani, também de São Paulo, na categoria LITERATURA INFANTOJUVENIL, com A coisa brutamontes; e do Rio de Janeiro, Rita Isadora Pessoa, na categoria POESIA, com a obra Mulher sob a influência de um algorítimo.


Os escolhidos vão receber R$ 20 mil e terão a obra publicada pela Cepe Editora em 2018. A premiação foi definida pela comissão formada pelos escritores Ricardo Lísias e Andrea del Fuego, de São Paulo, e pelo professor de Literatura e Linguística Lourival Holanda, de Pernambuco. Eles analisaram as 40 obras previamente indicadas pela comissão de pré-seleção, formada pelos escritores e poetas Gerusa Leal, Raimundo de Morais e Alexandre Furtado e pelo jornalista e crítico Hugo Viana, todos de Pernambuco.


O romance Anjo Negro: a história secreta de GV, é narrado pelo guarda-costas de Getúlio Vargas, misturando eventos e personagens históricos com criaturas fabulosas, como vampiros e lobisomens; A flor lillás e outros contos reúne dez narrativas com linguagens e cenas regionais; A coisa brutamontes questiona as relações possíveis entre a infância e a velhice; e Mulher sob a influência de um algorítimo traz versos sobre 50 mulheres e as muitas possibilidades e autonomias do feminino.


O concurso contou com 450 inscrições de obras de praticamente todos os estados brasileiros.