ASCENDINO FLÁVIO E SILVA , MARCOS GALINDO, OSVALDO FROTA PESSOA JR., WANDERLEY VITORINO DA SILVA FILHO
ASCENDINO FLÁVIO DIAS E SILVA é formado em Engenharia Elétrica pela UFPE, mestre pela PUC/RJ e doutor pelo INSA-Toulouse-França. Foi professor Associado IV do Departamento de Engenharia Biomédica da UFPE, diretor do Núcleo de Televisão
e Rádios Universitárias da UFPE, coordenador do Cecine (Coordenadoria de
Ensino de Ciências do Nordeste) e diretor de Tecnologia do ITEP. É autor do livro Ciência e tecnologia nos governos do Dr. Arraes (Cepe-UFPE, 2016) e, com outros
autores, Cecine-Transformações no ensino de Ciências no Nordeste (Editora da UFPE, 2013). Atua em divulgação científica com produção de vídeos, textos e em literatura de cordel.
MARCOS GALINDO é professor titular no Departamento de Ciência da Informação da UFPE. É bacharel em Biblioteconomia e mestre em História pela UFPE, e doutor em História pelo Departamento de Línguas e Cultura da América Latina da Leiden University - Países Baixos. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, coordenador científico do Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (Liber) desde 1997; foi diretor de Gestão da Informação (Segic), coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil, diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPE e coordenador de Memória Digital da Pró-Reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação.
OSVALDO FROTA PESSOA JR. é professor livre-docente de Filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Tem graduação em Física e em Filosofia pela USP, mestrado em Física Experimental na Unicamp e doutorado no Departamento de História & Filosofia da Ciência na Indiana University, EUA, com tese sobre o problema da medição na Física Quântica. Publicou o livro Conceitos de física quântica (Ed. Livraria da Física, 2003). Além de trabalhar com Filosofia da Física, desenvolve pesquisa em modelos causais em História da Ciência e em Filosofia da Mente.
WANDERLEY VITORINO DA SILVA FILHO é professor do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas, doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia. Realizou estágio doutoral na Universidade de Paris Denis Diderot, laboratório SPHERE (Sciences, Philosophie, Histoire), França. É graduado em Física pela UFBA. Tem como áreas de interesse História das Ciências e Ensino de Ciências. É autor do livro Costa Ribeiro — Ensino, pesquisa e desenvolvimento da Física no Brasil, coedicão EDUEPB/Livraria da Física, 2013.