MEMORIAL DO DIA SEGUINTE: A REVOLUÇÃO DE 1817 EM DOCUMENTOS DA ÉPOCA

EVALDO COSTA, HILDO LEAL DA ROSA E DÉBORA CAVALCANTES DE MOURA (Orgs.)

Resultado de um grande trabalho de pesquisa e da colaboração entre o Arquivo Público Estadual de Pernambuco e a Editora Cepe, Memorial do dia seguinte reúne uma série de documentos essenciais para a ampliação dos conhecimentos acerca da Revolução de 1817. Num trabalho de paleografia intenso, que exigiu dos pesquisadores a transcrição de textos escritos à mão, a coletânea é composta por ofícios trocados entre autoridades, cartas enviadas por funcionários subalternos a seus superiores, correspondências enviadas à autoridades de Lisboa, ordens e avisos vindos da capital portuguesa, além de muitas outras. Esses escritos compõem o que se pode chamar de “diário da velha ordem”, ou seja, registros documentais produzidos cotidianamente no período posterior à recomposição da dominação colonial, nos permitindo vislumbrar a mão pesada da repressão e as desesperadas manobras para a sobrevivência após a irrupção da revolução e seu posterior aniquilamento.

  • Dimensões:

    16X22cm
  • Assunto:

    História
  • ISBN:

    978-85-7858-586-0
  • Nº de páginas:

    388
  • Ano de edição:

    2018
EVALDO COSTA, HILDO LEAL DA ROSA E DÉBORA CAVALCANTES DE MOURA (Orgs.)

EVALDO COSTA, HILDO LEAL DA ROSA E DÉBORA CAVALCANTES DE MOURA (Orgs.)

Natural de Parari, no Cariri paraibano, Evaldo Costa foi diretor do Arquivo Público Estadual de Pernambuco e em 2017 deixou o cargo para assumir a Secretaria Executiva de Comunicação, cuidando da propaganda institucional do governo. Foi o único jornalista a comandar a Secretaria de Comunicação de Pernambuco três vezes. Ele atuou como secretário de Imprensa do terceiro mandato do governador Miguel Arraes (1995-1998) e foi secretário de Imprensa do governador Eduardo Campos (2007-2014). Hildo Leal da Rosa é historiador e servidor do Aquivo Público Estadual de Pernambuco, à frente do setor de manuscritos. Débora Cavalcantes de Moura é historiadora e especialista na obra de Ariano Suassuna, servidora do Arquivo Público Estadual de Pernambuco.

Outros livros

  • A PRIMEIRA FERROVIA INGLESA NO BRASIL: The Recife-São Francisco Railway
  • SUBVERSIVOS: 50 ANOS APÓS O GOLPE
  • OLINDA: UMA HISTÓRIA POR TRÁS DAS ESTÓRIAS
  • A FACULDADE SITIADA: A greve dos estudantes de Direito do Recife, em 1961, que envolveu o Exército e a Presidência da República
Ver Catálogo Completo