PARCERIAS EM EDUCAÇÃO: O caso do Ginásio Pernambucano

JOÃO CARLOS ZIRPOLI LEITE

Síntese da dissertação de mestrado em Educação de João Carlos Zirpoli Leite, defendida em 2009, este livro contribui para o debate sobre as políticas públicas de educação ao abordar a reforma pedagógica ocorrida no tradicional Ginásio Pernambucano (GP) do Recife, em decorrência de parcerias do governo estadual com empresas privadas da área de educação, entre 1998 e 2006. O autor levanta a hipótese de que a reforma do GP se configurou como uma transição da gestão pública para a gestão privada e com base em pesquisa bibliográfica busca identificar o processo de reforma, os pressupostos legais, a relação do governo com as empresas privadas, os critérios para a seleção do corpo docente e discente e como foi concebida a reforma das instalações físicas e de gestão do GP. A partir de entrevistas com os envolvidos no processo e da análise de documentos o autor afirma que houve intervenção de caráter pedagógico e de gestão na instituição pública de ensino por parte de empresários, e questiona sobre a possibilidade de permanência do processo e de novas formas de inserção de segmentos do setor privado na gestão pública, no campo da educação, tais como parcerias administrativas, cogestão de escolas públicas e gestão de programas educacionais. Um dos primeiros estudos de campo sobre a influência de segmentos do setor empresarial na gestão estadual da educação, o texto de João Zirpoli Leite não se restringe aos cânones acadêmicos, vai além e oferece ao leitor uma determinada visão desse período da história recente da gestão do sistema estadual de educação de Pernambuco.

  • Dimensões:

    16 x 22cm
  • Assunto:

    Ciências
  • ISBN:

    978-65-5439-114-6
  • Nº de páginas:

    136
  • Ano de edição:

    2023
JOÃO CARLOS ZIRPOLI LEITE

JOÃO CARLOS ZIRPOLI LEITE

João Carlos Zirpoli Leite é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e técnico judiciário, mestre e doutor em Educação na linha de pesquisa Política, Planejamento e Gestão da Educação; licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco; especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e estudioso das políticas públicas há mais de trinta anos, especialmente acompanhando os efeitos das mudanças governamentais no campo das políticas públicas de educação. Atende pessoas, na maioria, em situação de risco, promovendo demandas na esfera dos Juizados Especiais Federais.

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