TEMPO TRÍBIO: MUSEU DO ESTADO DE PERNAMBUCO (1930-2020)

JULIO CAVANI, RAUL LODY E MARIA EDUARDA MARQUES

Reunindo textos e imagens que exaltam a importância do Museu do Estado de Pernambuco em seus 90 anos, o jornalista Júlio Cavani, responsável pela edição de textos e seleção de imagens, junto com os curadores Raul Lody e Maria Eduarda Marques, traçam a trajetória da instituição, que abriga um dos mais importantes acervos sobre o cotidiano da cultura pernambucana desde os tempos pré-cabralinos, passando pelos ciclos coloniais, da aristocracia canavieira, período holandês, até a presença inglesa e francesa do século XIX, incursionando também pela arte contemporânea.

  • Dimensões:

    22 X 28cm
  • Assunto:

    Artes
  • ISBN:

    978-65-86616-67-5
  • Nº de páginas:

    172
  • Ano de edição:

    2021
JULIO CAVANI, RAUL LODY E MARIA EDUARDA MARQUES

JULIO CAVANI, RAUL LODY E MARIA EDUARDA MARQUES

JULIO CAVANI - É jornalista e crítico de arte. Atuou no Diario de Pernambuco e colaborou para veículos como Canal Brasil, Correio Braziliense, Estado de Minas, Billboard, Dasartes, Outros Críticos e Continente. Assinou a curadoria artística do festival Animage e de exposições dos artistas Kilian Glasner e Maurício Arraes, além de textos ensaísticos do Salão de Artes Plásticas de Pernambuco e de exposições de Roberto Ploeg, Juliana Calheiros, Stefan Humel e Anja Gerecke. Dirigiu os curtas-metragens Deixem Diana em Paz e História Natural, exibidos em mais de 50 mostras de cinema, com prêmios nacionais e internacionais. É autor de artigos publicados nos livros Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais; 100 melhores filmes brasileiros e Animação brasileira: 100 filmes essenciais. RAUL LODY- É antropólogo, escritor e pesquisador de gastronomia, no Brasil e no exterior, desde 1978. É autor de mais de 70 livros, com premiações mundiais e nacionais no Gourmand World Cookbook Awards em 2006, 2008, 2010, 2011, 2012 e 2014. Curador do Museu da Gastronomia Baiana, da Fundação Gilberto Freyre, da Fundação Pierre Verger, do Dragão do Mar; e do www.museudoacucar.com.br. Integra o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco. Representa o ICAF – International Commission on the Anthropology of Food (2005-2012) no Brasil e é investigador associado da DIAITA/Patrimônio Alimentar da Lusofonia,Universidade de Coimbra, Portugal. MARIA EDUARDA MARQUES - Estudiosa de arte contemporânea, responsável pela curadoria de diversas exposições.

Outros livros

  • TAP – SUA CENA & SUA SOMBRA: O TEATRO DE AMADORES DE PERNAMBUCO (1941-1991) - Vol. 1
  • O CORPO E A EXPRESSÃO TEATRAL
  • PEQUENO ELUCIDÁRIO: útil para colecionadores, marchands, leiloeiros, decoradores, arquitetos,  antiquários,  estudantes e  você... que não é nada disso mas é um curioso
  • FORRÓ: A CODIFICAÇÃO DE LUIZ GONZAGA
Ver Catálogo Completo