CEPE REEDITA CLÁSSICO DE GASPAR BARLÉU
23/11/2018
.
A Cepe Editora lançará uma reedição inovadora do clássico de Barléu História do Brasil sob o governo de Maurício de Nassau(1639-1644). Além de traduzido a partir do Latim, o livro conta com prefácio e notas críticas da professora Blanche T. van Berckel-Ebeling, e ilustrações originais da época, que facilitarão o acesso a esse significativo período histórico de Pernambuco. O lançamento ocorre no dia 25 de novembro, às 16h, no Instituto Ricardo Brennand, na Várzea.
Lançado em 1647 pelo teólogo, humanista, poeta e historiador Caspar Van Baerle, conhecido no Brasil como Gaspar Barléu. O livro narra como ocorreram as invasões holandesas no Recife, influenciadas pelos feitos do Conde João Maurício de Nassau, nascido em 1604 na Alemanha, que se destacou em várias campanhas militares e em 1637 foi enviado ao Brasil pela Companhia das Índias Ocidentais, para governar as terras dominadas pelos holandeses. Em seu governo transformou o Recife em um polo de artes e melhoramentos urbanísticos.
A edição de Barléus, rendeu diversas traduções, como a de Claúdio Brandão que séculos depois do escrito original, em 1980, publica uma das traduções mais famosas do livro. Assinalando o ano do tricentenário do falecimento de João Maurício de Nassau, com edição da Companhia Editora de Pernambuco. Outra tradução relevante foi lançada em 2011, a partir do latim, pela professora Blanche T. van Berckel-Ebeling da Universidade da Flórida, edição que contribuirá para a reedição lançada pela Cepe Editora.
Com essa série de reedições históricas, mais um livro será republicado pela editora neste ano; Diálogos das Grandezas do Brasil. Iniciando assim um ciclo de publicações relevantes para todo contexto histórico, social e cultural, facilitando o acesso às leituras indispensáveis para facilitar o entendimento de toda nossa história.