Cepe resgata clássicos da historiografia pernambucana
14/08/2017
.
Em um só volume, a Cepe Editora lança três livros de José Antonio Gonsalves de Mello, que estavam fora de catálogo há muitos anos: Testamento do General Francisco Barreto de Menezes, A cartografia holandesa do Recife, e A rendição dos holandeses no Recife (1654). O lançamento será na quarta-feira, 16/08/2017, às 19h. na sede do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), do qual José Antônio foi presidente por 36 anos, na Rua do Hospício.
O primeiro livro apresenta dados biográficos e o testamento do comandante geral das tropas portuguesas no Brasil, na fase final da guerra contra os holandeses. Inclue leitura paleográfica (voltada para a decifração de manuscritos), da cientista social e hiostoriadora da arte, Virgínia Pernambucano de Mello.
O segundo livros traz um conjunto de mapas da capital holandesa no Brasil entre 1631 a 1648, mostrando a evolução urbana do Recife. O terceiro livro traz elementos da história política, diplomática e militar do Brasil Holandês, e reproduz em fac-símile os acordos de rendição dos holandeses. O prefácio do volume é do historiador Bruno Miranda.
José Antonio Gonsalves de Mello teria feito 100 anos em 2016. É considerado o maior estudioso sobre a ocupação holandesa no Brasil, tendo escrito mais de 30 livros sobre o tema, o primeiro dos quais, Tempo dos Flamengos - Influência da ocupação holandesa na vida e na cultura do Norte do Brasil, foi traduzido em vários países, inclusive na Holanda.