Novidades

SAI RESULTADOS DOS PRÊMIOS LITERÁRIOS DE 2018

12/12/2018

.

O pernambucano Hélder Hérik Cavalcanti Soares, de Garanhuns, foi o vencedor do I Prêmio Cepe de Literatura Infantojuvenil, na categoria INFANTIL, com a obra Criançaria. Na categoria JUVENIL ganhou o paraibano radicado em Sao Paulo Gilmar Rodrigues de Melo Júnior (Gael Rodrigues), com A menina que engoliu um céu estrelado.


No IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura, onde concorreram obras inéditas nas categorias Romance, Conto e Poesia, foram vencedores Henrique Pedro Queirós Veludo Gouveia, residente em Portugal, na categoria ROMANCE com O filho das viúvas, e Stephanie Caroline da Silveira Borges, do Rio de Janeiro, na categoria POESIA, com Talvez precisemos de um nome para isso. 


Na categoria CONTO nenhuma obra classificou-se vencedora


Hélder Hérik, de 39 anos, é professor de literatura do Ensino Médio. Foi vencedor regional (Agreste) do II Prêmio Pernambuco de Literatura, em 2015, com a obra Rinoceronte dromedário, publicada pela Cepe Editora. Gael Rodrigues,de 32 anos, venceu em 2017 o prêmio literário da Fundação Cultural do Pará, com o romance Terra laranja, e também já foi finalista do Prêmio Barco a Vapor, de literatura infantil e juvenil.


O vencedor do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura na categoria ROMANCE, Pedro Veludo, de 72 anos, acumula vários prêmios, inclusive o segundo lugar do Jabuti em 2014, com a obra de literatura infantil Da guerra dos mares e das áreas: fábula sobre as marés (Editora Quatro Cantos). Já a jornalista e tradutora carioca Stephanie Borges, vencedora da categoria POESIA, é estreante em literatura e terá seu primeiro livro publicado.


COMISSÕES - A Cepe recebeu 1.116 inscrições válidas, de todo o País, sendo 493 para o concurso de obras infantis e juvenis. Este concurso teve comissão julgadora formada pelo escritor premiado e ilustrador Walther Moreira Santos; pelo professor e coordenador do Programa de P[ós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Hugo Monteiro; e pela jornalista e escritora Januária Cristina Alves.


O IV Prêmio Cepa Nacional de Literatura teve duas comissões, sendo uma de pré-seleção, formada pelo poeta e ensaista Delmo Montenegro, pelo jornalista Felipe Torres e pela poeta Priscilla Campos. A comissão final, de premiação, contou com a escritora e historiadora Micheliny Verunschk, a poeta e jornalista Angélica Freitas, e o poeta e editor Joca Reiners Terron.


As obras vencedoras serão publicadas pela Cepe Editora em 2019.