Solo para Vialejo, de Cida Pedrosa, é o Livro do Ano do 62º Prêmio Jabuti
27/11/2020
.
A Câmara Brasileira do Livro anunciou na quinta-feira, 26 de novembro, os vencedores da 62ª edição do Prêmio Jabuti, o mais prestigiado do Brasil. Em cerimônia que pela primeira vez ocorreu totalmene online, transmitida ao vivo, foi anunciado o livro vencedor do ano: SOLO PARA VIALEJO, da poetisa pernambucana Cida Pedrosa, lançado em 2019 pela Cepe Editora.
A premiação contemplou 20 categorias, inseridas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Em cada categoria estavam cinco finalistas. As obras foram analisadas por 60 jurados, especialostas nas respectivas áreas do Jabuti, escolhidos por consulta pública e validados pelo conselho curador do prêmio.
Cida Pedrosa nasceu em Bodocó, no sertão do Araripe. Ao receber o prêmio, destacou: " Solo para vialejo é uma busca de mim, das minhas origens sertanejas". Entrevistada pela cerimonialista, jornalista Maju Coutinho, ela destacou o papel da Cepe Editora, que concorreu com grandes editoras do eixo Rio-São Paulo-Minas, tradicionais vencedoras. Ela já lançou sete livros, entre eles Gris, também publicado pela Cepe Editora, em 2018.
A editora já foi finalista do Jabuti em várias edições do prêmio. Este ano foi finalista também nas categorias de Arte, com o livro Recife - Fotografias, do fotógrafo pernambucano Fred Jordão, e na categoria HQ, com o livro O obscuro fichário dos artistas mundanos, organizado por Clarice Hoffmann e Abel Alencar.