Lançamento

Tempos de jornal: reminiscências histórico-pernambucanas

Pereira da Costa, Bruno Almeida de Melo e Leonardo Dantas Silva

Em maio de 1901, o historiador Francisco Augusto Pereira da Costa (1851–1923) deu início à publicação em jornal de uma série de artigos, intitulada “Reminiscências histórico-pernambucanas”. Nesses 36 artigos, publicados até 1903, o pesquisador abarcou uma gama ampla de assuntos: história, aspectos sociais, urbanismo, botânica, política, religião, cultura, folclore e até mesmo temas militares, vendo em todos eles uma oportunidade de jogar luz para o passado de Pernambuco. Esta edição, homenageando o centenário de partida do autor e com organização e notas de Bruno Almeida de Melo e Leonardo Dantas Silva, reúne, pela primeira vez em livro, a totalidade deste material, em mais uma prova da capacidade quase ilimitada de pesquisa de Pereira da Costa e da variedade de temas abordados por ele. Os textos formam, como descreve Leonardo Dantas Silva, uma história de Pernambuco em “conta-gotas”.

  • Dimensões:

    16 x 22 cm
  • Assunto:

    História
  • ISBN:

    978-65-5439-261-7
  • Nº de páginas:

    542
  • Ano de edição:

    2024
Pereira da Costa, Bruno Almeida de Melo e Leonardo Dantas Silva

Pereira da Costa, Bruno Almeida de Melo e Leonardo Dantas Silva

Francisco Augusto Pereira da Costa nasceu no Recife em 16/12/1851 e foi historiador, folclorista, advogado e político. Dentre suas principais obras, destacam-se: "Folklore pernambucano"; "Vocabulário pernambucano"; "Arredores do Recife" e "Anais pernambucanos". A Cepe Editora publicou, em 2023, o livro "Os bispos de Olinda (1676–1910)". Faleceu no Recife em 21/11/1923. Bruno Almeida de Melo, nascido no Recife em 1978, é turismólogo e mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPE. Organizou para a Cepe Editora a edição de "Os bispos de Olinda" (1676–1910), de Francisco Augusto Pereira da Costa, lançado em 2023, nas comemorações do centenário de morte do autor. Leonardo Dantas Silva, advogado, jornalista, editor e pesquisador, nasceu no Recife em 10/12/1945. Passou pelas redações do Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco. Foi diretor da Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco, primeiro diretor-presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, diretor de Assuntos Culturais da Fundarpe; esteve à frente da Editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco; foi consultor no Instituto Ricardo Brennand. Ao longo de sua trajetória, editou, escreveu e organizou mais de 380 títulos. Pela Cepe Editora, lançou "Carnaval do Recife" e "Arruando pelo Recife". Faleceu no Recife em 11/11/2023.

Outros livros

  • A PRIMEIRA FERROVIA INGLESA NO BRASIL: The Recife-São Francisco Railway
  • SUBVERSIVOS: 50 ANOS APÓS O GOLPE
  • OLINDA: UMA HISTÓRIA POR TRÁS DAS ESTÓRIAS
  • A FACULDADE SITIADA: A greve dos estudantes de Direito do Recife, em 1961, que envolveu o Exército e a Presidência da República
Ver Catálogo Completo