Novidades

Cepe lança vencedores da quinta edição do Prêmio Pernambuco de Literatura

30/04/2018

.

A Cepe Editora lançou em abril os livros vencedores da quinta edição do Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido em 2017 pelo Governo do Estado através da Secretaria de Cultura (Secult), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O objetivo do prêmio é dar reconhecimento à obras de Conto, Poesia e Romance, estimulando a produção literária das quatro macrorregiões do Estado e incentivando a promoção da leitura.


Em entrevista, a coordenadora de Literatura da Secult-PE, Mariana Bigio, descreve a importância do concurso: O Prêmio prevê a participação dos autores vencedores em atividades de difusão, fruição e formação desenvolvidas pela Secult/Fundarpe, para plateias diversas, sejam escolar ou acadêmica, em festivais culturais e eventos literários, visando o incentivo à formação e ampliação de público leitor".


Pela primeira vez uma mulher conquistou o Grande Prêmio do concurso, além do prêmio regional. Ester Cristina de Lemos Sabino, que assina suas obras como Ezter Liu, é natural de Recife mas reside em Carpina desde a infância. Além de escritora, é poeta, policial e mãe. Ela acredita que sua vitória vai encorajar mais mulheres a escrever suas histórias.  


Das tripas coração é um livro de contos que tem como tema central, a mulher, abordando aspectos como amor, violência, maternidade, ódio e outros temas. A escritora alerta: "O leitor pode esperar doses de realidades bem cruas, pinceladas com uma certa ironia e sei mais lá o que... " 


Em 2017, além de Ezter, quatro vencedores regionais foram contemplados com o Prêmio Pernambuco de Literatura: Walter Cavalcanti Costa, com o romance O velocista; Amâncio Siqueira, com o romance Nem tudo cabe na paisagem; Fred Caju, com a série de poemas Nada Consta; e Enoo Miranda com o livro de poesias Chã


A partir de 2018 o Prêmio Pernambuco de Literatura passa a ser denominado Prêmio Hemilio Borba Filho de Literatura, em homenagem ao centenário do escritor, nascido em Palmares.  


Conheça as obras vencedoras publicadas pela Cepe Editora: 


http://editora.cepe.com.br/livro/das-tripas-coracao 


http://editora.cepe.com.br/livro/o-velocista 


http://editora.cepe.com.br/livro/nem-tudo-cabe-na-paisagem 


http://editora.cepe.com.br/livro/nada-consta 


http://editora.cepe.com.br/livro/cha