Novidades

FOLIA RECIFENSE É REUNIDA EM LANÇAMENTOS ESPECIAIS

19/02/2019

.

Recife é conhecida nacionalmente como a capital do frevo, da folia e do melhor Carnaval. Comprindo sua missão institucional de resgatar a memória da cultura pernambucana, a Cepe Editora lança no dia 23 de fevereiro, às 15h, no Paço do Frevo (Rua da Guia, s/n, Bairro do Recife) três livros dedicados a folia recifense: Jota Michiles – Recife, manhã de sol, Carnaval do Recife e Arranjando frevo-canção - dicas úteis para orquestras de diferentes formações.   


Carnaval do Recife 


Resultado de grandes e detalhados estudos sobre uma das mais populares festas coletivas, Carnaval do Recife, escrito pelo historiador Leonardo Dantas Silva, ganhou uma segunda edição, ampliada. O livro faz um mergulho na folia, cores, fantasias e ritmos do Carnaval recifense. Em 428 páginas, o livro é recheado de fotografias e fatos que revelam a origem dos símbolos presentes no Carnaval.   

 


 Escrito pelo jornalista, pesquisador e crítico musical Carlos Eduardo Amaral, este livro traz o perfil biográfico de uma das figuras mais importantes do Carnaval pernambucano, integrando a coleção Frevo, Memória Viva. Jota Michiles começou a compor aos 12 anos. Foi a canção Recife, manhã de sol que alavancou sua carreira, quando venceu, aos 23 anos, o concurso Uma Canção Para o Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, desbancando figuras icônicas, como o compositor Capiba. Essa e outras histórias compõem o perfil do carnavalesco.

Arranjando frevo-canção - dicas úteis para orquestras de diferentes formações 


O frevo sempre foi um gênero musical voltado essencialmente para o Carnaval. O ritmo é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e Patrimônio Imaterial da Humanidade, mas sofre a carência de material didático para os aprendizes. Com isso, o maestro Marcos Ferreira Mendes (Marcos FM), lançou o projeto de sistematização do  frevo, abrindo caminho para quem  deseja aprender e escrever para orquestras. Arranjando frevo-canção é o segundo livro com essa proposta (o primeiro foi Arranjandio frevo de rua). Em 12 capítulos, o livro oferece um leque de estudos e técnicas que fazem parte do gênero.