Cepe
menu

Novidades

Um ano de homenagens a Hermilo Borba Filho

10/07/2017

.


De julho de 2017 a julho de 2018, Pernambuco celebra o centenário do escritor, dramaturgo, encenador, incentivador da arte popular e fundador do Teatro do Estudante de Pernambuco, Hermilo Borba Filho, falecido em 1976. Este ano ele é o grande homenageado do Festival de Inverno de Garanhuns, e a partir de 2018, o Prêmio Pernambuco de Literatura, promovido em parceria Cepe-Fundarpe,  passará a se chamar Prêmio de Literatura Hermilo Borba Filho


Estas são apenas duas das homenagens pelo centenário de Hermilo. As celebrações começaram oficialmente no dia 8 , com a Semana Hermilo Borba Filho, no Centro de Formação e Pesquisa Apolo-Hermilo (Recife Antigo), que contou com apresentação do Banco de Cavalo Marinho Boi Pintado, de Mestre Grimário; abertura da exposição Da realidade real à realidade imaginada: Hermilo 100 anos; lançamento pela Cepe Editora de obras que estavam fora de catálogo: a novela Os ambulantes de Deus e o livro Contos, que reúne três livros de Hermilo deste gênero: O general está pintando, Sete dias a cavalo e As meninas do sobrado. A programação também incluiu  peças teatrais e documentários.


Várias outras homenagens, como exposições, lançamentos de livros e espetáculos teatrais e semanas especiais, acontecerão ao longo do ano. Antes mesmo da abertura oficial das celebrações, desde abril estão sendo realizados eventos para Hermilo, em Recife e Palmares, sua terra natal, como palestras e seminários para debater o seu legado cultural, exposições e a abertura do site Casa da Palavra de Hermilo.