Novidades

VOLUME PÓSTUMO INÉDITO DE MARCUS ACCIOLY É LANÇADO PELA CEPE

11/12/2018

.

A Cepe Editora, lança nesta quarta-feira (12), a partir das 19h, na Academia Pernambucana de Letras, o primeiro livro póstumo e inédito do poeta Marcus Accioly. Da junção do galanteador espanhol Don Juan e do sedutor italiano Don Giovanni, nasce Don Juan-Don Giovanni, peça em dez jornadas, dedicada a sua musa, Glória Dallanora. No lançamento, os poetas Alexei Bueno e Carlos Nejar, e o editor da Cepe, Wellington de Melo, comentam sobre o livro e trajetória do autor.


Em 364 páginas, que caminham entre a comédia e a tragédia, o autor, que ao longo de uma década reconstruiu o seu Don Juan, faz uma construção entre o real e o sobrenatural, em uma jornada onde o personagem é ameaçado por um fantasma do passado, teme a Morte - ao mesmo tempo em que se sente atraído por ela pelo fato de ser feminina -, e  vai ao inferno, onde se torna amigo do Diabo. No caminho, o galã reflete sobre a própria vida, passado e presente, amor e solidão.


Escrito em versos, o livro é o último trabalho deixado por Accioly e sua primeira obra póstuma inédita a ser lançada. O poeta deixou cerca de 30 livros inéditos. Marcos Morais Aciolly foi um poeta brasileiro e membro da Academia Pernambucana de Letras,  integrante da Geração 65 e do Movimento Armorial. Sua poesia foi traduzida para o espanhol, francês    alemão e musicada por grandes nomes, como Capiba, Cussy de Almeida e Arnaut Matoso. Reconhecido no universo literário, o escritor recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras.