ORIGINAIS

CRITÉRIOS PARA RECEBIMENTO E APRECIAÇÃO DE ORIGINAIS PELO CONSELHO EDITORIAL.

I — Os originais de livros submetidos à Cepe, exceto aqueles que a Diretoria considera projetos da própria Editora, são analisados pelo Conselho Editorial, que delibera a partir dos seguintes critérios:


1. Contribuição relevante à cultura.


2. Sintonia com a linha editorial da Cepe, que privilegia:
a) A edição de obras inéditas, em português, com relevância cultural nos vários campos do conhecimento, suscetíveis de serem apreciadas pelo leitor e que preencham os seguintes requisitos: originalidade, correção, coerência e criatividade;
b) A reedição de livros técnicos de qualquer área ou obras literárias de qualquer gênero, consideradas fundamentais para o patrimônio cultural.


3. O Conselho não acolhe ou avalia teses ou dissertações que já não tenham passado, antes da submissão, pelas adaptações de linguagem e formatação necessárias para a publicação em livro visando promover a ampliação do universo de leitores e contemplar o público não acadêmico.



II — Os textos devem ser entregues unicamente em formato PDF, com texto originalmente composto em formato A4, conforme a nova ortografia, em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaço de 1,5, sem rasuras e contendo, quando for o caso, índices e bibliografias apresentados conforme as normas técnicas em vigor.


· Os originais devem ser enviados sem elementos pré ou pós-textuais (dedicatórias, prólogos, preâmbulos, prefácios, posfácios) assinados ou não por terceiros, que visem apresentar o autor ou a obra.


· Para originais que se apresentem ao segmento infantil ou infanto-juvenil, não serão apreciadas ilustrações ou desenhos. Nesses casos, enviar somente o texto, obedecidas as formatações descritas neste Item II.



III — Os originais são processados pela Secretaria do Conselho Editorial, onde são subtraídos metadados e quaisquer informações que identifique autorias. Os originais são lidos por conselheiros e conselheiras, na modalidade avaliação-cega, visando ampla democratização e igualdade de acesso.


· Os pareceres do Conselho Editorial são documentos técnicos franqueados exclusivamente à Diretoria da Editora e seu quadro de editores.


· O Conselho Editorial obedece a ordem de recepção dos originais e não atende outros prazos ou datas que não os necessários para a completa análise dos originais.



IV — Serão rejeitados textos que atentem contra a Declaração dos Direitos Humanos e fomentem a violência e as diversas formas de preconceito.

V — O original deve ser enviado ao email (conselhoeditorial@cepe.com.br), juntamente com outro arquivo em PDF, com currículo resumido do autor ou autora e seu email e telefone para contato.

VI — Ao enviar originais ao Conselho Editorial da Cepe, o autor ou autora estão de acordo com todos os critérios descritos aqui.